segunda-feira, 21 de setembro de 2015

[Lazer] Caraguatatuba realiza o “Festival Gastronômico Cachaça Gourmet”


A cachaça, produto que é referência do Brasil em todo o mundo, recebe vários sinônimos como “marvada”, “cátia”, “cajibrina”, “pinga”, “mé”, “branquinha”, entre outros. O que muitos não sabiam é que a bebida já foi produzida pelos habitantes de Caraguatatuba (SP), em meados do século XX.  

As grandes plantações de cana-de-açúcar na Fazenda dos Ingleses serviam para fabricação de aguardente em uma fábrica montada no Porto Novo, utilizando duas marcas: Sítio Velho e Anhimbu, com produção estimada de um milhão de litros por ano. Além disso, na Fazenda Getuba, havia dois alambiques de destilar aguardente.

Esta saborosa bebida será o principal ingrediente para novos pratos gastronômicos em 30 estabelecimentos do Litoral Norte. Pela primeira vez na região, Caraguá, São Sebastião e Ubatuba recebem o Festival Cultural Gastronômico Cachaça Gourmet e Café, entre os dias 1º e 31 de outubro. E Caraguá será a cidade sede do evento.

No projeto Cachaça Gourmet, os restaurantes participantes vão preparar para os clientes um prato e um drinque à base de cachaça, que serão avaliados pelo público. Haverá também uma banca, formada por chef’s de cozinha e técnicos, que vai eleger a melhor apresentação, melhor sabor e harmonização, melhor criatividade e melhor originalidade.

Em novembro, o encerramento do festival será realizado na Praça da Cultura (antiga Praça de Eventos do Centro de Caraguá), nos dias 13 e 14 em evento aberto ao público. Os organizadores prometem muita gastronomia, com a presença dos 30 restaurantes participantes, além de shows musicais e degustação de várias marcas de cachaças direto do produtor. O cantor Dudu Nobre é uma das principais atrações já confirmadas pelos organizadores.

Além do resgate da história, o evento manterá aquecido o setor de serviços e de turismo, a principal fonte de economia das cidades litorâneas, como também poderá atrair os próprios moradores a consumirem no comércio local e fortalecer os empreendedores caiçaras.

Serviço

1º Festival Cultural Gastronômico Cachaça Gourmet e Café
Lançamento do projeto para imprensa e autoridades: 28 de setembro, às 19h
Local: Taller Gastronomia, no Caraguá Praia Shopping
De 1º a 31 de Outubro – Realização do festival nos 30 restaurantes participantes
Dias 13 e 14 de novembro – Encerramento na Praça da Cultura (antiga Praça de Eventos do Centro de Caraguá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares