domingo, 29 de maio de 2016

[ENTRETENIMENTO] "Entre Vãos" acontece em três endereços de São Paulo




Espetáculo conta três histórias fictícias de ex-moradores do edifício São Vito 

O espetáculo "Entre Vãos" é uma montagem do coletivo teatral A Digna em parceria com o grupo Um Cafofo propõe uma experiência cênica pulverizada que transita entre fronteiras de linguagens, oferecendo ao espectador um encontro vivo com histórias reais, ficcionais e paisagens paulistanas.

Durante o processo, A Digna mergulhou na realidade do Edifício São Vito, um prédio de arquitetura modernista, popularmente conhecido por Treme-Treme, que foi concebido como opção de moradia popular na baixada do Glicério e acabou demolido em 2011. 

Para dar coesão à história de quatro personagens que acontece em três endereços diferentes, ao mesmo tempo, o grupo convidou o diretor Luiz Fernando Marques, experiente em montagens em lugares não convencionais como nas peças do seu Grupo XIX de Teatro e na recente Orgia ou de Como os Corpos Podem Substituir as Ideias, da Cia Teatro Kunyn.

A experiência começa antes mesmo da cena. Pelo site do espetáculo www.adigna.com/entrevaos o público escolhe o local e a personagem que deseja acompanhar: uma balconista que trabalha numa loja de paletas mexicanas na Santa Cecília; um livreiro de um sebo no Anhangabaú; ou uma mulher, conhecida como Anjo de Corredor (pessoa que guiava os moradores nas dependências do edifício, normalmente sem luz elétrica, até seus apartamentos), que mora próxima ao metrô Marechal Deodoro. 

A quarta personagem é Walkyria Ferraz, uma espécie de empreendedora comercial que passa pelas outras histórias e se desloca de um ponto ao outro enquanto a peça se desenrola.

No site do espetáculo, as personagens fazem um convite ao espectador por meio de vídeos. As cenas, imagens e textos funcionam como prólogo da peça e dão pistas sobre as histórias. Após finalizar a compra do ingresso, o espectador recebe um e-mail com orientações e o endereço para o ponto de encontro próximo a cada história. 

No ponto de encontro marcado, cada grupo, formado por até 15 pessoas, caminha para os locais onde se desenrola cada história individual. Após o término dessa cena, os espectadores são convidados a acompanhar sua personagem em um percurso a pé e por meio de transporte coletivo até outro ponto da cidade. No trajeto, o público é guiado por um áudio composto de músicas e textos que sugerem colagens entre sons, a história contada e as paisagens do caminho. Ao fim do percurso, as quatro personagens e os três grupos de espectadores se encontram para a cena final. 

Para sincronizar as ações, o uso da tecnologia é determinante, por isso a parceria com o coletivo Um Cafofo – Núcleo de criação artística que mescla variadas vertentes das artes e das tecnologias em suas obras – que propõe novas camadas de fruição, além de estabelecer os elos entres as cenas.

O desafio do diretor foi potencializar essa dinâmica. “A proposta dialoga com a linguagem que eu costumo trabalhar, por ser num espaço não convencional, pelo envolvimento do público e a ideia do seu deslocamento. Durante o processo fiz provocações no sentido de trabalhar a relação com a plateia, transformando esse texto pronto numa conversa e deixando que o espaço também conte a história”, explica Marques.

Desde 2010, A Digna aborda em seus trabalhos os lugares, as pessoas e os modos de vida de São Paulo, além das constantes tentativas de superação dos obstáculos impostos pela cidade. Em 2014, a peça Condomínio Nova Era tratava da questão do despejo e da desocupação violenta. Agora, Entre Vãos aprofunda o olhar sobre a metrópole e as maneiras individuais em que o espaço urbano é vivido por diferentes cidadãos. 

A proposta do espetáculo, contemplado pelo 2º Prêmio Zé Renato da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, é refletir sobre as dinâmicas da cidade partindo do extremo da vida privada para o extremo do espaço público. 

“Por afetar a vida particular de centenas de cidadãos, a demolição do Edifício São Vito serve de ponto de partida para a reflexão sobre o despejo físico e simbólico de inúmeras pessoas. A cidade se transforma e obriga os cidadãos a refazerem suas histórias, ao mesmo tempo em que essas novas histórias colaboram para a contínua transformação da cidade. A intimidade mais profunda de cada um e a sua relação com o que é público permeia todos os meus textos”, explica o autor Victor Nóvoa.

Para o diretor Luiz Fernando Marques, o espetáculo trata sobre a especulação imobiliária por meio da dinâmica econômica e social, porém, de um ponto de vista pessoal. “A peça é um convite para que a plateia perceba o indivíduo no meio do todo. É um estímulo para reflexão sobre a cidade a partir da individualidade. Um arranha-céu importante para o crescimento econômico desaparece e o sentimento de expulsão fica em cada um de nós. E isso é a nossa responsabilidade como cidadãos.” 

Ficha técnica

Direção: Luiz Fernando Marques Diretor assistente: Paulo Arcuri Dramaturgia: Victor Nóvoa Elenco: Ana Vitória Bella, Helena Cardoso, Laís Marques e Plinio Soares Videografismo e Tecnologias: Um Cafofo (André Grynwask e Priscila Argoud) Cenografia e iluminação: Marisa Bentivegna Assistente de cenografia e iluminação: Amanda Vieira Trilha sonora: Carlos Zimbher Figurinos: Eliseu Weide Cinegrafista e Edição de vídeo: Bruno Araújo Atriz convidada (vídeo Anjo de Corredor): Therezinha Nogueira Equipe de Apoio: Arce Correia, Catarina Milani e Rodrigo Bertucci Transporte: Ocimar Costa Fotos: Alécio Cezar Programação visual: Vertente Design Produção: Ariane Cuminale Concepção: A Digna e Um Cafofo

Serviço

ENTRE VÃOS – Estreia dia 23 de abril, sábado, às 15 horas.

Temporada: Sábados e segundas-feiras, às 15h, até 20 de junho.

Ingressos: R$10,00.

Duração: 110 minutos (incluindo os deslocamentos).

Classificação indicativa: 16 anos.

Capacidade: 15 lugares.

Endereço de cada ponto de encontro - A peça acontece nas imediações das estações Marechal Deodoro, Santa Cecília e Anhangabaú. As reservas, assim como as informações de logística de encontros só serão passadas via site da obra - www.adigna.com/entrevaos

Telefone para informações: 11 98846-6080

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares