domingo, 27 de março de 2016

[ENTRETENIMENTO] Galeria Frente recebe exposição de Antonio Maluf




"Antonio Maluf, Construções de uma Equação" será a maior exposição do artista já realizada

A Galeria Frente recebe a mostra do artista Antonio Maluf. Com o tema ‘Antonio Maluf, Construções de uma Equação’, a exposição é uma retrospectiva que conta com os trabalhos de todas as fases do artista entre os anos 1950 e 2000, incluindo estudos de design gráfico, tapeçarias, desenhos e pinturas.

Desde 2011 sem mostra individual, a exibição de Maluf, conhecido pelo seu trabalho geométrico e rigorosamente calculado, tem 120 obras selecionadas cuidadosamente pelo ex-diretor da Pinacoteca, Fabio Magalhães. Um dos destaques é o primeiro cartaz do artista, intitulado ‘Equação dos desenvolvimentos’, criado para a 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, ocasião em que Maluf participou como designer e venceu o concurso. Segundo o curador, Maluf conseguiu exprimir em seu trabalho a mais autêntica relação entre a poesia e a matemática.

Considerado um intelectual, Maluf possuía a coleção brasiliana completa. Atuou como moralista nas décadas de 1950 e 1960, ao lado de arquitetos como Fábio Penteado e Vila Nova Artigas. Um resultado desta fase é o painel em azulejos localizado na Vila Normanda, ao lado do célebre edifício Copan. Foi um personagem importante na história da arte paulistana, participava ativamente do circuito, horas como galerista à frente da Galeria Seta e outras como artista, sempre atuando de forma muito discreta. Embora tenha sido um entusiasta de movimentos que floresceram na sua época, optou por uma carreira solitária, na intimidade de seu ateliê, na sua própria casa onde se debruçava sobre uma mesa plana.

Marchand atuante, sua principal atividade era a comercialização de obras de arte naif e a representação de artistas como Grassman, Caito e Macaparana. Um destaque especial foi a intermediação da venda da Abaporu para o empresário Raul Forbes. Colecionador de obras predominantemente brasileiras, o artista organizava leilões de arte popular e lançou diversos artistas do norte do país em São Paulo.

Outro diferencial da mostra são as obras inéditas, até então presente apenas no acervo pessoal da família do artista. São quadros pintados desde anos 1950 até seus últimos anos de vida, alguns inclusive inacabados. Os preços das peças à venda variam de R$ 22 mil a R$1,9 mi.

Serviço

Galeria Frente – Exposição ‘Antonio Maluf, Construções de uma Equação’ 

Período: de 2/4 a 28/5

Horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados das 10h às 14h. Não abre aos domingos e feriados

Endereço: Rua Melo Alves, nº 400 – Jardim Paulista – São Paulo

Telefone: (11) 3061-3155


Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares