Pesquise no Google

terça-feira, 22 de outubro de 2019

[BLADOBLEH] Scania segue com inscrições abertas para o Inovathon




Alunos de qualquer curso universitário e em qualquer ano podem se candidatar ao desafio sobre mobilidade sustentável 

A Scania segue com as inscrições abertas para a quarta edição do Inovathon, maratona de inovação realizada desde 2016 para estudantes universitários de todo o país. A competição tem o objetivo de fomentar junto a alunos e à sociedade ideias que promovam a melhoria da mobilidade por meio da sustentabilidade, da inovação. 


“Nosso objetivo com o projeto é estar próximo e conectado com o público mais jovem – conhecer como pesam e desejam o futuro – e compartilhar com eles nossa visão de transporte sustentável. No final é um grande ganha a ganha, com muito conhecimento e interação.”, destaca Patricia Acioli, responsável por Corporate Relations pela Scania Latin America. 

As inscrições vão até o dia 30 de outubro e devem ser feitas no link: http://inovathonscania.com.br/. “Este ano vamos manter as 72 horas de maratona e seguir com o tema da mobilidade sustentável. Mas posso garantir que somente isso será igual, todo o resto são novidades que vamos revelando aos pontos por meio de nossas redes sociais”, completa a executiva. 

Os vencedores da edição 2019 ganharão uma viagem para a Europa e conhecerão a sede da Scania na Suécia, além de percorrem uma programação especial com foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade. 

O Inovathon em 2019 terá cinco fases, sendo que a última será uma maratona de 72 horas, com uma experiência real de mobilidade na cidade de São Paulo. Abaixo, as fases do Inovathon 2019: 

Fase 1 - Inscrições 
Até dia 30 de outubro de 2019, no site do Inovathon. 

Fase 2 – Provas 
Entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro, os inscritos deverão realizar duas provas, nas quais serão abordados os temas como: mobilidade, sustentabilidade e tecnologia. Uma delas será em inglês. 

Fase 3 – Entrevista online 
Entre os dias 11 e 14 de novembro, os 50 estudantes selecionados após as provas participarão de uma entrevista online. Dos 50, 25 serão escolhidos. 

Fase 4 – Mentoria online 
Entre os dias 18 e 21 de novembro, os 25 estudantes serão separados em grupos. Cada equipe passará por uma fase de mentoria online com um representante da Scania. É a preparação para a maratona, a grande final. 

Fase 5 – Grande Final 
Entre 22 e 23 de novembro, os finalistas farão uma maratona de inovação, com um hackathon, debates, mentorias de profissionais da Scania e uma experiência real, na qual será possível vivenciar a mobilidade urbana da principal capital do país - São Paulo. 

Edições anteriores 

O Inovathon é uma competição criada pela Scania que reúne universitários de todo o Brasil com o propósito de fomentar a discussão e ampliar o conhecimento sobre o transporte sustentável. 

A primeira edição, em 2016, reuniu 25 universitários de diversas partes do país para desenvolver um projeto de gerenciamento logístico utilizando os conceitos de conectividade e tecnologias de monitoramento e direção autônoma. O grupo vencedor era formado por alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), do Centro Universitário Fundação Santo André, Centro Universitário FEI e da Universidade de São Paulo (USP). 

Em 2017, o Inovathon comemorou a presença da Scania no Brasil há 60 anos e viajou pelo país em busca das melhores equipes, passando pelas cinco regiões do país, com etapas em Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). A etapa da região sudeste foi realizada na sede da empresa, em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista. 

Os vencedores de cada região embarcaram para a grande final, realizada no LPC (Logistic Parts Center), centro logístico de peças de reposição da Scania para a América Latina, na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. A grande campeã foi a equipe Norte (Manaus), formada por estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Centro Universitário do Norte (Uninorte). 

Já em 2018, foram 72 horas de maratona, tendo como vencedora a equipe de estudantes de Campinas (SP), São Bernardo do Campo (SP), Brasília (DF) e Taquara (RS), que desenvolveu o MobiBus, uma solução que integra periferias a zonas com melhor malha de transportes coletivos. A edição contou com parceiros de inovação e mobilidade, como Oracle, Siemens, Ericsson, Yellow e Tecnowise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares