quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

[BLÁDOBLEH] O fascínio por coisas de outras épocas





Prazeres ligados ao passado trazem boas lembranças e sentimentos positivos

Priscila Martins*

Você é uma pessoa que apresenta fascínio por coisas de outras épocas ou conhece pessoas que se identificam com elas, não tiveram a vivência ou eram muito jovens para demonstrar essa preferência, mas hoje vivem e desfrutam no seu dia a dia de coisas que não são dessa geração? 


Se formos analisar as nossas preferências, vamos observar que muitas estão ligadas às vivências que tivemos no passado e com pessoas a nossa volta: nossos pais, avós ou outras que convivíamos e que tínhamos como referência. 


Eles demonstravam interesses relacionado a música, arte, diversão e assim por diante. Isso de alguma maneira ficou registrado de forma consciente ou inconsciente e hoje na fase adulta você se vê tendo paixões por coisas de outras épocas e muitas vezes não entende por que isso acontece.

O significado está dentro de você e de alguma forma se manifesta nos dias de hoje. Acredite, você viveu de alguma maneira essas experiências que passou de geração em geração, colocou um significado emocional e traz isso para os dias atuais. 

Contrapartida você pode dizer que se lembra do que seus pais e avós gostavam e não tem interesse por coisas antigas e não se identifica com o que eles apreciavam. 

Isso não acontece com todos, depende do significado que cada um atribuiu a esses registros, o que a pessoa que te demonstrou a preferência representa, o quanto se identificava e o tinha como referência, esse comportamento vem como símbolo, de forma inconsciente você traz eles para o presente a admiração que tinha. 

A primeira infância é muito marcante para nós. As vivências e preferências estarão presentes em nossa personalidade por toda a nossa vida. Por isso é tão importante e prazeroso vivermos hoje coisas que não faz mais sentido para essa época e nos sentirmos realizados através dessas experiências. 

Portanto, esses prazeres estão ligados ao passado que trazem boas lembranças e sentimentos positivos.

*Priscila Martins, Psicóloga, e-mail psipriscilamartins@gmail.com e instagram @psicologa_priscilamartins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares