quinta-feira, 16 de abril de 2020

[BLÁDOBLEH] Mantenha a preparação para estudar fora do país




Especialista orienta como aproveitar a quarentena para intensificar os estudos

A pandemia alterou a rotina nos campi das universidades fora do Brasil, com aulas em formato online ou até mesmo o cancelamento do semestre. Também refletiu na preparação dos jovens brasileiros que almejam realizar a graduação fora do país. 

"Nesse momento em que as coisas estão mudando rapidamente, é primordial que os alunos sejam informados diariamente sobre os impactos da pandemia", conta Laila Parada Worby, gerente da consultoria educacional no Brasil.

 Para tornar a quarentena mais produtiva, a especialista dá dicas de como intensificar a preparação. 

- Determine uma rotina fixa de estudos dentro de casa: um ambiente confortável, silencioso e sem distrações é o primeiro passo e uma agenda, física ou digital, contribui para organizar as atividades do dia. Programar vídeo chamadas para estudar em grupo favorecem a troca de conhecimentos. “Além de tirar dúvidas com seu professor, garantirá a compreensão do conteúdo e vale manter o contato, ainda que digital, para que, posteriormente, ele consiga escrever cartas de recomendação – exigidas no processo seletivo das universidades americanas - mais completas”, diz Laila. Fazer pausas para se alongar, comer adequadamente e beber bastante água ajudam a manter o foco, assim como desligar o celular enquanto realiza as aulas. 

- Continue estudando para as provas padronizadas: Ainda que os exames não tenham novas datas confirmadas é imprescindível seguir a rotina. “Realizar um simulado por semana, identificar padrões e erros e direcionar os estudos por meio de uma tutoria online contribuem para uma evolução contínua da nota”, conta a especialista. 

- Faça atividades extracurriculares online: Essa é a oportunidade de liberar a criatividade e usar a tecnologia a seu favor! Atividades como Clube do Livro, Cinema, Atualidades e Debate podem ser criados ou transferidos para o mundo digital. Usufrua de plataformas como Coursera e Edx que disponibilizam gratuitamente centenas de cursos à distância, inclusive em universidades internacionais como Harvard e Stanford. E o voluntariado presencial pode ser adaptado para campanhas de arrecadação de dinheiro e/ou itens para instituições trabalhando para combater os efeitos da pandemia. 

- Aproveite para aperfeiçoar o inglês: Ler livros e artigos em inglês assim como aulas online ou por meio de aplicativos contribuem para aprimorar a fluência no idioma, o que vai ajudar em todas as etapas do processo de admissão. “Vale aproveitar esse momento para organizar rodas de conversa em inglês por videoconferências com amigos e familiares, tornando o aprendizado mais leve e divertido”, sugere Laila. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares