sexta-feira, 22 de maio de 2020

[BLÁDOBLEH] Saiba como ser mais produtivo no home office




Priscila Martins*

A quarentena nos trouxe uma nova perspectiva de vida e comportamentos. Uma delas é poder continuar produzindo com o trabalha remoto. Para alguns isso é uma grande novidade e um grande desafio, já que é uma mudança de hábito e quebra de paradigma.

Eu já trabalho remotamente e, nos meus atendimentos em mentoria para líderes, venho acompanhando a atuação dos profissionais no trabalho remoto, lembrando que nesse momento não estamos vivendo somente a modalidade do home office, estamos vivendo uma quarentena.

Hoje estamos “isolados” com toda a família em casa, com um convívio maior, tendo que se a adaptar a tudo isso como a comida para fazer, louça e roupa para lavar, brincar com os filhos, atividades escolares - porque hoje também estamos vivendo o papel de ensinar junto com as aulas online. É uma grande adaptação.

Pensando nisso, preparei algumas sugestões para te ajudar nesse momento a conseguir produzir melhor no trabalho: 

1. Troque de roupa todos os dias pela manhã, arrume-se e esteja pronto para iniciar um dia de trabalho.

2. Nosso cérebro precisa administrar as informações de forma mais ágil, em um ambiente bagunçado isso leva mais tempo e traz desgaste mental, o que prejudica a sua produtividade.
.
3. Comece sempre pelo que é mais importante, isso diminui a sua ansiedade e você se torna mais assertivo.

4. Realize uma atividade por vez, monte o seu cronograma através do que deve ser entregue primeiro e se precisar altere o que foi programado. 

5. Tendemos a nos envolver com o trabalho e deixamos a refeição para mais tarde, isso te deixará sem energia e com dificuldade de manter o seu cronograma, por consequência atrasos nos seus prazos de entrega.

6. Determine um horário para responder os seus e-mails, veja qual o melhor momento e assim não vai interromper o seu trabalho com coisas que geralmente não são importantes, faça a gestão do tempo.

7. Saber quando parar também é importante, o cérebro precisa assimilar tudo o que ele registra, faça pausas eficientes durante o seu dia, até porque você vai precisar se dedicar a outras coisa. 

8. Defina o tempo máximo de trabalho, produtividade não tem nada a ver com tempo. 

Tenha certeza que isso irá passar e você terá adquirido novos aprendizados, a tendência dessa modalidade de trabalho será cada vez mais comum para as organizações. 

*Priscila Martins, Psicóloga, e-mail psipriscilamartins@gmail.com e instagram @psicologa_priscilamartins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares