sábado, 24 de julho de 2021

[BLÁDOBLEH] Surge a maior empresa especializada em Trade Compliance do Brasil




Rafael Schroeder*

Há 14 anos a Becomex contribui para o aumento da competitividade das empresas, possibilitando a redução dos custos tributários e mantendo o compliance, trabalhando com mais de mil grupos econômicos nos mais diversos segmentos.

Como parte dos planos para ampliar e liderar processos de Trade Compliance no Brasil, anunciamos a aquisição da Lean OEA para ampliar a oferta de serviços especializados sobre OEA – Operador Econômico Autorizado e gestão de riscos aduaneiros, unindo conhecimento e tecnologia das duas empresas referências nesta atuação, posicionando-nos na liderança deste segmento no País.

O programa OEA é uma iniciativa mundial criada e formatada pela Organização Mundial das Aduanas. No Brasil a Receita Federal é a responsável pela certificação dos intervenientes da cadeia logística que representam baixo grau de risco em suas operações, tanto em termos de segurança física da carga quanto ao cumprimento de suas obrigações tributárias e aduaneiras.

Com cadeias de suprimentos integradas, a eficiência logística é um fator preponderante para que as empresas sejam mais competitivas nas suas operações.

A certificação oferece diversos benefícios como: prioridade de conferência aduaneira, parametrização imediata das declarações, participação no Fórum Consultivo, redução de custos logísticos e ponto de contato OEA dentro da Receita Federal.

Antes da aquisição já atuávamos como parceiros, porém com operações independentes. A integração dos projetos vai oferecer uma solução ainda mais completa ao mercado, levando ao cliente atendimento único, de ponta a ponta, assumindo boa parte da operação de trade das empresas.

E a nossa expectativa é enorme. Um dado muito interessante, de acordo com a Receita Federal do Brasil, é que cerca de duas mil empresas poderiam buscar a certificação OEA caso estivessem em conformidade com as exigências estabelecidas por lei. Contudo, pouco mais de 500 são certificadas, sendo que 20% contaram com o suporte técnico oferecido pela Lean OEA.

A efetivação da aquisição e os investimentos em novas tecnologias elevaram nossa previsão de expansão de faturamento em 2021 de 30% para 40% e, até 2025, esperamos quintuplicar as operações em Trade OEA.

Estamos lidando com um grande mercado em potencial, que com a aplicação de tecnologia, podemos quadruplicar o número de empresas certificadas e diante desta possibilidade real crescimento, é muito provável uma revisão de meta de se atingir faturamento de R$300 milhões em 2025.

Com a união de expertises da Becomex e da Lean OEA vamos oferecer as melhores ferramentas estratégicas em OEA para atingir redução de custos logísticos, estreitar o relacionamento com Receita Federal brasileira e alcançar alto nível de compliance para atender exigências internacionais.

Continuamos com a tarefa de gerir os tributos e o claro objetivo de reduzir custos, melhorar o fluxo de caixa e aumentar a competitividade dos nossos clientes. Assim como aconteceu com a Lean OEA, sempre que entendermos que uma companhia pode contribuir com o nosso propósito, certamente nos interessaremos por uma atuação conjunta.

*Rafael Schroeder é o head de Global Trade Compliance da Becmex. Formando em Sistemas de Informação, com MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela FGV, é especialista em governança aduaneira, fiscal e tributária com o uso de alta tecnologia. Acumula mais de 15 anos de experiência na implementação de projetos para os segmentos automotivo, de alimentos, têxtil e de telecomunicações. Atuou em importantes empresas do setor tributário, caracterizadas pelo uso da tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares