segunda-feira, 2 de agosto de 2021

[BLÁDOBLEH] O ágil vai muito além das suas metodologias




Evandro Ernani*

O trabalho realizado com base em métodos ágeis tende a gerar muito mais resultado através de entrega de valor constante. A agilidade na prática e o processo de Discovery foram alguns dos assuntos abordados durante a live “Agile: um olhar para além das metodologias”.

O encontro, mais um ocorrido neste ano de 2021, faz parte da “LAB Trilhas”, iniciativa que traz temas ligados à tecnologia e que é desenvolvida pela Becomex em conjunto com a Becomex Lab.

Além da minha participação, o encontro contou com o Mathias Inngauer, Gerente de Integração e Data Delivery Intelligence da Becomex e dos agilistas Bruno Belini, Gerente de Negócios e Saulo Parizotto, Consultor de Soluções, ambos da empresa parceira AMcom, player importante em tecnologia no Brasil e que tem como propósito conectar pessoas à tecnologia para transformar vidas.

É fácil confundir o tema agilidade com rapidez, algo como “toda vez que sou ágil, sou mais rápido”. Na verdade, o entendimento de ágil está muito mais ligado a facilidade de adaptação do que velocidade.

Por este motivo em um projeto ágil falamos bastante sobre MVP – Minimum Viable Product, entregas menores, em ciclos mais constantes, possibilitando validações e acompanhamento contínuo das entregas, para ter a certeza de que tudo está indo bem e que em caso de mudanças essas possam acontecer o mais cedo possível no processo – e consequentemente a entrega de valor poderá ser sim mais rápida, pois no MVP são priorizadas as funcionalidades de maior relevância e impacto para o negócio.

E o ágil é muito mais do que só metodologias. Com o processo de Discovery, por exemplo, é possível estudar um produto por meio de dados da sua aceitação no mercado, como o público se comportaria diante daquela solução e o que ele precisa para que possa sair do papel.

Em um dos pontos da live o agilista Bruno Belini explica que no ágil uma boa reflexão é o “aprender, desaprender e reaprender todos os dias”. Quando você foca muito no meio do processo, você pode produzir algo sem ter entendido a real necessidade do cliente. Não é só fazer ágil: é preciso ser ágil.

Na Becomex temos na tecnologia uma importante aliada. Para isto investimos cerca de 20% do faturamento em Big Data, Inteligência Artificial, Bots, Deep Learning e outros mecanismos que contribuem para excelência dos nossos serviços e soluções.

A tecnologia também permite que os nossos profissionais estejam sempre atualizados. Apenas sobre as mudanças na legislação o desafio é enorme, pois são em média 49 alterações diárias.

Na Becomex LAB concentramos, em uma estrutura organizacional ágil, toda criação e inovação tecnológica da Becomex, além de manter, evoluir e desenvolver novas soluções.

Trabalhamos para tornar as linhas mais produtivas e rentáveis, unindo o grande conhecimento de negócio da Becomex com as melhores práticas de desenvolvimento, tornando real o uso da tecnologia no negócio.

*Evandro Ernani é Gerente de Produtos na Becomex

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares