Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

[ENTRETENIMENTO] Evento on-line da Fundação Grupo Volkswagen discute mobilidade e infância




Quinta Jornada do Conhecimento traz como tema “Pensar a Mobilidade para a Infância”

Estão abertas as inscrições para a 5ª Jornada do Conhecimento da Fundação Grupo Volkswagen, que terá como tema “Pensar a Mobilidade para a Infância”. O evento é gratuito e acontecerá on-line e ao vivo no dia 21 de outubro, das 15h às 16h30. A transmissão será feita no YouTube e no Facebook da Fundação e contará com intérprete de Libras. Os inscritos terão acesso a certificado de participação.

Os desafios relacionados à mobilidade urbana são complexos e para ser enfrentados precisam de respostas múltiplas e da colaboração de diversos atores. Só teremos uma mobilidade inteligente, segura e eficaz para todos quando houver a cultura da corresponsabilidade, desde a infância. E a educação é o instrumento mais efetivo para a construção de mudanças de comportamentos.

Este é o contexto da 5ª Jornada do Conhecimento – Pensar a Mobilidade para a Infância, da Fundação Grupo Volkswagen. O evento discute como famílias, educadores e o poder público podem contribuir para sensibilizar as crianças a pensar os diferentes papéis que compõem a mobilidade. O que caminhar por calçadas, atravessar avenidas e esperar o semáforo nos ensinam? E no trânsito, quais são os deveres, direitos e desafios de quem está guiando um automóvel, bicicleta ou patinete, por exemplo? Com o apoio de especialistas, refletiremos sobre os benefícios e desafios de colocar a infância no centro das ações de mobilidade e planejamento urbano para construirmos hoje um futuro melhor para todos.

Sobre os convidados

Para falar desses temas, contaremos com a presença de Renata Morettin, representante do Carona a Pé, grupo que transformou a caminhada coletiva até a escola num momento de reflexão das crianças sobre o entorno em que vivem. Também teremos a participação de Mauro Voltarelli, Gerente de Educação para o Trânsito do Departamento de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP), que abordará como a educação para a mobilidade é pensada enquanto política pública. Teremos ainda a presença de Ursula Troncoso, consultora no Brasil da Fundação Bernard Van Leer, que criou o Urban95, programa que busca compreender o planejamento urbano na perspectiva das crianças. A mediação será feita por Flávia Oshima, jornalista especializada em educação e infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares