segunda-feira, 15 de novembro de 2021

[BLÁDOBLEH] Gestão inteligente gera economia para o segmento de Óleo, Gás e Energia




A demanda global por petróleo vai continuar aumentando até 2030

Gustavo Valente*

O setor de Óleo, Gás e Energia é constantemente provocado a rever as estratégias de competitividade e investir em projetos de controle eficiente, robustos e inteligentes. Neste cenário desafiador, organizamos com a TN Petróleo no último dia 28 de outubro, a live “Os desafios do Repetro-Industrialização diante da pressão econômica do mercado”.

Durante o encontro, que contou a moderação da Jessica Machado, Strategic Business Development da Becomex e a participação do Rafael Costa, sócio da Squadra Partners, foram tratados assuntos sobre o atual contexto e as oportunidades para as empresas diante destas mudanças. A demanda global por petróleo vai continuar aumentando até 2030 e, no Brasil, a expansão desta matriz vai demandar investimentos de 230 bilhões de reais no mesmo período.

O Regime Especial Repetro-Industrialização, tema da live, permite à empresa importar ou adquirir no mercado interno, com suspensão do pagamento de tributos federais, matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem para serem utilizados integralmente no processo de industrialização de produto final destinado às atividades de exploração, de desenvolvimento e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos.

Também é essencial destacar para o segmento de Óleo, Gás e Energia a importância do Catálogo de Produtos DUIMP, que tem como objetivo principal auxiliar o preenchimento dos atributos técnicos do catálogo de produtos, utilizando um banco de dados dos produtos e dos operadores estrangeiros presentes nas operações do importador. O Catálogo deve aumentar a qualidade da descrição dos produtos com informações organizadas que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos, além da utilização de benefícios fiscais.

Na Becomex temos uma área estruturada e dedicada especificamente para atender o setor de Óleo, Gás e Energia a enfrentar esses e outros desafios. Com a nossa tecnologia baseada em Inteligência Artificial e conhecimento de negócios, que utiliza a inovação para lidar com a questões tributárias, é possível reduzir o custo industrial das empresas do setor em até 40%. Com a gestão exclusiva da Becomex é possível alcançar uma economia superior a 30% quando comparamos ao uso individual dos regimes disponíveis.

Desenvolvemos a metodologia END-TO-END, capaz de apoiar as empresas do segmento, trazendo agilidade para a tomada de decisões, com iniciativas que integram toda a cadeia produtiva do setor. Seja em uma empresa do setor de usinagem e metalurgia, uma fabricante de subsea, a Becomex consegue chegar a uma redução significativa do custo tributário dessas operações. Isso por conta da nossa estratégia de analisar o todo e aplicar, dentro de cada área de negócio, uma parcela de melhoria de processos e estratégia de compras.

Nosso objetivo é dedicar energia em estratégias inovadoras, tornando o setor mais competitivo, com visão colaborativa para toda a cadeia de fornecimento.

*Gustavo Valente é Diretor Corporativo de Óleo, Gás e Energia da Becomex e Diretor de Operações da Becomex Rio de Janeiro. Formado em Administração de Empresas com MBA em Finanças pela IE Business School e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Atuou como responsável pelas Operações entre coligadas na América do Sul para o Grupo Michelin. Possui mais de 15 anos de experiência em Planejamento e Gestão Tributária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares