terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

[BLÁDOBLEH] Becomex e Amecomex promovem treinamento exclusivo sobre a TEC 2022




Especialistas mostram qual o impacto paras as operações de importação e exportação e como se adaptar à nova versão da resolução

A Becomex e a Amecomex – Associação De Mulheres Especializadas em Comércio Exterior promoverão no dia 9 de fevereiro, das 19h às 21h, o treinamento exclusivo para empresas associadas “TEC 2022: quais os impactos para as operações e como me adaptar ao novo modelo?”. O encontro tem o objetivo de facilitar o entendimento sobre as principais alterações trazidas pela versão de 2022 da TEC 2022 - Tarifa Externa Comum, que entram em vigor a partir de abril deste ano.


O treinamento “TEC 2022: quais os impactos para as operações e como me adaptar ao novo modelo?” contará com a participação da Amanda Bringel, Gerente de Produtos da Becomex e da Patricia Masella, Presidente da Amecomex, especialistas no assunto.


“Novos produtos e mercadorias têm sido comercializados diariamente e, para facilitar a compreensão e a troca entre os países, o sistema harmonizado e consequentemente a tarifa externa comum do Mercosul acompanharam essa mudança”, explica Bringel.

TEC 2022 - Tarifa Externa Comum

A TEC _ Tarifa Externa Comum é um conjunto de tarifas sobre a importação, estabelecidas em 1º de janeiro de 1995, para os países-membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), com base na Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM para produtos e serviços.

Para Amanda Bringel, a TEC deve incentivar a competitividade dos países e seus níveis tarifários devem contribuir para evitar a formação de oligopólios ou de reservas de mercado.

A estrutura tarifária aprovada no Mercosul apresenta alíquotas crescentes de dois pontos percentuais, de acordo com o grau de elaboração ao longo da cadeia produtiva, com matérias-primas registrando alíquotas de 0 a 12%; bens de capital de 12% a 16%; e bens de consumo de 18% a 20%.

Amecomex

A Amecomex - Associação de Mulheres Especializadas em Comércio Exterior - é uma organização que tem como propósito inspirar as mulheres a quebrar barreiras, permitirem-se sonhar e tomar conta de seu desenvolvimento e aprendizado no mundo do comércio exterior. A iniciativa conta com o patrocínio da Becomex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares