quinta-feira, 31 de março de 2022

[BLEHCAR] Se todos fossem como o Volvo XC40 Recharge




Modelo elétrico tem autonomia de até 418 quilômetros com uma única carga

Iniciando essa matéria sobre o elétrico Volvo XC40 Recharge, modelo que tem preço a partir de R$ 399.950,00 que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar, veio o trecho de uma música composta por Vinicius de Moraes e Antonio Carlos Jobim que diz assim: “se todos fossem no mundo iguais a você”.


É esse o sentimento que se tem após andar por sete dias com o modelo que contempla design, tecnologia, segurança, potência e compromisso com o futuro. Aliás, com o presente, afinal veículos 100% elétricos são uma realidade no Brasil, mesmo que ainda para uma mínima parcela da população. Um bom exemplo disso é que, durante todo o ano de 2021 avaliamos apenas um modelo com essa característica e, até março de 2022, o Volvo XC40 Recharge já foi o terceiro.

Mas, voltando ao Volvo XC40 Recharge, trata-se de um SUV plug-in elétrico que pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de Wallbox espalhados por diversos locais e cidades – muitos clientes optam por instalar em casa. Combinados, a potência dos dois motores elétricos P8 AWD - All Wheel Drive geram 408 cavalos de potência e 660 N.m de torque. Potência de sobra.


Tudo isso, aliado aos equipamentos e tecnologias utilizados na fabricação do veículo permitem uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,9 segundos, com limitador de 180km/h, que a marca sueca adotou como regra global recentemente.

Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece uma autonomia de aproximadamente 400 quilômetros com uma única carga. Essa autonomia pode sofrer uma variação de acordo com a forma de condução do SUV. Uma boa notícia é que, com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

Relacionado com a potência e a recarga do modelo, um dos destaques está no One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.


Na dianteira do XC40 Recharge, no local onde estariam as grades de entrada de ar ao motor foi incluído um painel com o logo da Volvo Cars e que remetem à originalidade do modelo. Por dentro, o SUV conta com revestimento dos bancos em microtech, que faz a harmonia perfeita com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium. Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável, mais uma das preocupações da marca com a sustentabilidade.

Na parte externa o destaque fica para a inscrição Recharge, nas colunas traseiras. As rodas de alumínio de 20 polegadas também agregam ao visual do carro, além de trazer o sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

A retirada do motor também proporcionou mais espaço para bagagem, pois o SUV ganha um porta-malas frontal, além do espaço traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free – aquele esquema de passar o pé por baixo do para-choque.

No interior, soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e muito mais, bem como um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares.


Atenção! Atenção! Atenção! Um detalhe bem legal, mas que pode deixar você perdido na hora de ligar o Volvo XC40 Recharge. O modelo não tem botão de partida e é ligado quando o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.

O Volvo XC40 Recharge conta com as mais avançadas assistências à condução, como a moderna câmera 360 graus que, junto ao Alerta de tráfego cruzado (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O SUV vem também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com autodirecionais (ABL) com função antiofuscante (AHB) e farol de neblina em LED.

Além disso, o sistema permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.


O SUV conta com o inédito sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google. Ele repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de usar com uma conectividade incomparável. Para dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação mãos livres enquanto dirigem, os recursos de reconhecimento de voz estão aprimorados para fornecer uma experiência única e conectada.

Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.













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