sexta-feira, 8 de abril de 2022

[BLEHCAR] Nissan é referência na mobilidade 100% elétrica com o LEAF




Lançado em 2010, modelo conta motor de 149 cavalos de potência e autonomia de até 389 quilômetros

Fechado o primeiro trimestre do ano já é possível afirmar que o ano de 2022 vai ser o da mudança definitiva do mercado brasileiro quando se fala em carros 100% elétricos. São muitos modelos já disponíveis no mercado, além de muitos que serão apresentados, de diversas marcas e preços.


Para se ter uma ideia, se durante todo o ano de 2021 nós conhecemos e avaliamos apenas o Renault ZOE, esse ano já passou por aqui o JAC E-JS1, o Volvo XC40 Recharge e agora o britânico Nissan LEAF, que podemos dizer ser um “veterano” por aqui, afinal fez a sua estreia em 2019.

A terceira geração do LEAF deve chegar em breve ao Brasil, com alguns aprimoramentos. O LEAF avaliado é o da segunda geração, comercializado em versão única e conta com uma importante eficiência energética devido ao conjunto de baterias de íon-lítio de 40 kWh, que proporciona potência equivalente a 149 cavalos com uma autonomia de até 389 quilômetros no ciclo WLTP e de 240 quilômetros no ciclo americano. É possível, por exemplo, sair da cidade de São Paulo, ir até Itatiba e voltar sem necessidade de recarga no percurso.


No modelo é possível optar por três modos de condução: o ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; o "B", que usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo; e o "D", o modo de operação normal com a potência máxima do motor.

Um recurso inteligente e eficiente disponível no Nissan LEAF é o e-Pedal, que permite ao motorista simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações.

Para utilizar essa tecnologia, basta soltar o pedal do acelerador para o LEAF parar de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio. Com taxa de desaceleração de até 0,2 g, o e-Pedal elimina a necessidade de os motoristas moverem constantemente o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente, ajudando, assim, a diminuir o estresse e aumentando o prazer de dirigir.


Seu design apresenta perfil baixo, linhas dinâmicas e visual moderno. Seus faróis são formato de bumerangue. O tom azul claro, presente no fundo da grade frontal e na moldura do para-choque traseiro, lembra que o modelo faz parte da família de veículos elétricos da Nissan.

A cabine do Nissan LEAF foi desenhada com foco no motorista, exibindo um painel frontal Gliding Wing, cujo espaço foi otimizado para aumentar a funcionalidade. O design interno proporciona sensação de tranquilidade com um toque de sofisticação, graças ao uso de materiais cuidadosamente selecionados.

O azul vibrante que aparece nos pespontos dos bancos, painel e volante de direção segue como uma marca dos veículos elétricos da Nissan. Já a configuração do novo display colorido de sete polegadas com tela de película fina dá destaque às principais funções, como o indicador do Nissan Intelligent Safety Shield, de energia disponível e informações sobre os sistemas de GPS e áudio.

O modelo é equipado com a central multimídia inteligente A-IVI, de fácil utilização, com tela sensível ao toque e colorida de oito polegadas. O equipamento permite o uso de aplicativos muito requisitados atualmente como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps, WhatsApp, Car Play e Android Auto, além de muitos outros.


Com o aplicativo Door-To-Door instalado em um telefone móvel é possível ter um GPS diferenciado e muito mais ágil. Com ele, pode-se inserir um destino no aplicativo antes de entrar no veículo. Quando estiver dentro do carro pronto para sair, telefone e central sincronizam e traçam automaticamente a rota para agilizar o processo. O sistema Over The Air permite a atualização do software da central utilizando apenas uma rede de Wi-Fi, sem necessidade de ir ao concessionário para a troca do cartão SD.

Utilizando Car Play ou Android Auto, o motorista pode contar com a assistência de voz, que ajuda a responder mensagens de texto, traçar rotas no GPS utilizando os contatos do telefone, e muitas outras funções.

No quesito segurança o LEAF é equipado com o Intelligent Safety Shield, conjunto de tecnologias avançadas de segurança da Nissan. Ele conta com os sistemas de Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Também vem equipado com seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis e uma carroceria reforçada.

Outros recursos de segurança e conforto são os controles de tração e estabilidade; sistema de partida em rampas; vidros elétricos; volante com revestimento sintético e comandos de som, telefone e computador de bordo; encosto do banco traseiro bipartido (60/40); porta-luvas com iluminação; luzes diurnas de led (DLR); rodas de liga leve aro 17; modo de condução ECO; bancos dianteiros com aquecimento; ar-condicionado automático; seis airbags (laterais, dianteiros e de cortina); multimídia A-IVI com tela colorida sensível ao toque, entre outros.


Por aqui o LEAF conta com uma solução completa para a mobilidade elétrica e conta com um kit com equipamentos de recarga para casa e rua. Este kit tem como principal destaque o carregador residencial homologado pela Nissan e que já vem com a instalação incluída. O modelo ainda conta com cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2, que deixam bem amplas as possibilidades de recarga. O LEAF tem como padrão o chamado Tipo 1, também denominado J-1772.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares