Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias e Divulgação
A Ford F-150, picape líder do mercado estadunidense há mais de 40 anos, fez a sua estreia na garagem do Jornal BLEH!. Com mais de 40 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento há 75 anos, o modelo chega em duas versões para disputar espaço com as Ram 2500, Classic e até mesmo a 3500.
No Brasil a F-150 foi lançada no segundo trimestre desse ano e já teve 217 unidades emplacadas até o mês de maio. Números discretos quando comparados com os modelos da Ram: 2500 com 579 unidades; Classic com 934 unidades; e 3500 com 1991 unidades.
Mas se aqui as vendas são tímidas, nos Estados Unidos os modelos da F-Series são um enorme sucesso, terminando o ano de 2022 com 640 mil unidades vendidas dos modelos F-150, F-250, F-350, F-450 e F-550.
Para quem gosta de cinema assim como gosta de carros vai lembrar de uma cena do filme “O Contador”, estrelado pelo Ben Affleck. Seu personagem Christian Wolff, embora sofra com ruídos altos e problemas de sensibilidade, não se importa em acelerar fortemente uma F-150 bem semelhante a que avaliamos. Por falar em filme, nesse link https://youtu.be/jF2wm24NGtE é possível conferir um vídeo exclusivo com a picape.
A Ford F-150 é oferecida no mercado brasileiro nas versões Lariat, a que avaliamos com preço a partir de R$ 480 mil e Platinum, com preço a partir de R$ 520 mil. Ambas são equipadas com o motor Coyote V8 5.0 a gasolina com 405 cavalos de potência e câmbio automático de dez velocidades, com opção de trocas manuais.
Esse conjunto mecânico é o mesmo usado em versões do Ford Mustang, com uma calibração adaptada para picapes, e dá à F-150 o desempenho de um esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,1 segundos.
Com auxílio da grade aerodinâmica ativa e do sistema auto start-stop, a Ford afirma que a F-150 faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, o que permite uma autonomia de mais de 1.000 quilômetros com o tanque estendido de 136 litros. Aliás, para encher o tanque da picape em São Paulo é preciso gastar mais de R$ 700,00.
Seu sistema de tração conta com quatro opções para oferecer o melhor desempenho em cada situação e tipo de terreno: 4x2, 4x4 High, 4x4 Low e o exclusivo 4x4 A, sob demanda.
O seu pacote off-road inclui ainda bloqueio do diferencial eletrônico, amortecedores otimizados e protetores metálicos inferiores. A suspensão dianteira é independente, do tipo “double wishbone”, e a traseira de eixo rígido com feixe de molas.
A F-150 tem oito modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço lento e Rebocar/Transportar. Eles alteram parâmetros como trocas de marcha, aceleração, peso da direção e controle de estabilidade e tração para oferecer a melhor resposta em cada situação.
No design a F-150 traz as atualizações estéticas que são incorporadas às demais picapes da linha. A carroceria de dimensões amplas, com 5.880 mm de comprimento, 1.960 mm de altura e 2.090 mm de largura e volumes bem distribuídos. Confira o espaço da sua garagem antes de finalizar a compra da sua F-150!
A caçamba comporta 1.370 litros, com capacidade de carga de 728 quilos na versão Lariat e de 681 quilos na Platinum. Ambas podem rebocar 3.515 quilos e já vêm com receptor de engate e preparação elétrica para trailer, controle de freio e de oscilação de reboque.
Sua tampa tem acionamento elétrico para abertura e fechamento, escada de acesso, tomada de 110 volts, iluminação em LED e proteção do tipo “spray-in”, mais durável e resistente. Além disso, contam com o assistente de reboque Pro Trailer, recurso exclusivo com câmera que facilita a direção até para quem não tem experiência nesse tipo de manobra.
A frente conta com capô elevado, grade ampla e conjunto óptico de LED, com farol alto automático e conversão dinâmica em curvas. A versão Lariat, com proposta esportiva, possui acabamento escurecido nas rodas, grade, maçanetas e retrovisores.
Já a Platinum entrega um pacote voltado para o luxo e refinamento, com itens cromados de acabamento brilhante ou acetinado. O aplique metálico na tampa da caçamba traz em destaque o nome da versão, deixando claro tratar-se da série mais requintada do modelo.
A cabine é extremamente confortável, tanto para o motorista como para os passageiros, com espaço de sobra e excelente ergonomia especialmente na segunda fileira de bancos.
Dispõe de ajuste elétrico com memória para o banco do motorista com 10 posições, para o banco do passageiro com oito posições, volante de altura e profundidade e pedais. O assento traseiro pode ser facilmente rebatido para acomodar bagagens e, abaixo dele, há um prático compartimento de 55 litros com chave.
A F-150 Lariat conta com detalhes em tom avermelhado no painel, nas laterais e no console. A versão Platinum traz detalhes e costuras dos bancos em tom terroso, pequenas placas com o nome da versão e o oval Ford prateado no volante, sendo o único veículo da marca a oferecer essa execução, o que ressalta a sua exclusividade.
No console central, a manopla de câmbio 100% retrátil permite criar uma mesa de apoio para equipamentos, como laptops. Externamente, o estribo com assistência elétrica é acionado automaticamente ao se aproximar com a chave, como uma saudação de boas-vindas.
A cabine traz ainda painel 100% digital de 12 polegadas, teto solar panorâmico e o SYNC 4, sistema multimídia e de conectividade de nova geração, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.
O conjunto de segurança da Ford F-150 conta com oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos dianteiros) e suas tecnologias de assistência ao motorista incluem: piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização na faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de descida, sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e os exclusivos assistentes de manobras evasivas e cruzamentos.
Com o modem embarcado FordPass Connect, o cliente da F-150 tem dados e funções remotas do veículo na palma da mão pelo aplicativo FordPass. Como, por exemplo: travamento e destravamento remoto, partida remota e agendada com ativação do ar-condicionado, alerta de ativação de alarme, localizador do veículo, alertas e status do veículo (odômetros, nível de combustível, autonomia, pressão dos pneus).
O aplicativo FordPass também dá acesso ao manual do proprietário, agendamento, acompanhamento e histórico de serviços, informação de garantia, assistência 24 horas, localizador de concessionárias e contato com os Guias Ford para solução de qualquer dúvida de forma rápida e fácil.
A experiência conectada da F-150 inclui ainda o Acompanhamento Preventivo Inteligente. Uma equipe de especialistas monitora 3.000 tipos de alertas de funcionamento do veículo e, caso identificar um problema mais sério, avisa preventivamente o cliente, oferecendo orientação técnica e até realizando agendamento de serviço para a sua solução.
Principais itens de série da F-150 Lariat: oito modos de condução selecionáveis; abertura elétrica da porta da caçamba; conectividade Android Auto e Apple Car Play sem fio; câmera 360°; escada de acesso à caçamba; iluminação externa 360°; painel de instrumentos digital de 12"; piloto automático adaptativo com Stop & Go e centralização em faixa; Pro Trailer assistente de reboque; sistema de som premium com oito alto-falantes feito por Bang & Olufsen HD Radio; Sync 4; e teto solar panorâmico
Principais itens de série da F-150 Platinum: todos os principais itens da versão Lariat, mais: aplique traseiro cromado com inscrição "Platinum"; console central com superfície de apoio; estribos laterais com acionamento elétrico; maçanetas, retrovisores e ganchos dianteiros cromados; rodas de liga leve de 20" cromadas; sistema de som premium com 18 Alto-falantes feito por Bang & Olufsen HD Radio; e soleira exclusiva "Platinum".
A F-150 Lariat está disponível em seis cores expressivas: vermelho Zadar, cinza Torres, preto Orvalho, cinza Avalanche, preto Vesúvio e branco Nur. E a versão Platinum conta ainda com mais duas opções: cinza Glasgow e azul Mônaco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário